[Coluna] Semestre novo, meta de sempre: mais organização!

Atualizado: 22 de Mai de 2019


Organização é uma meta relativamente unânime, embora frequentemente pareça não conseguir sair do campo da abstração, ficando restrita às listas de metas de ano novo (ou de semestre novo). Fato é que, muitas vezes, as pessoas não sabem por onde começar a se organizar melhor, especialmente no que se refere à rotina de estudos. O objetivo aqui, portanto, é trazer algumas dicas que podem ajudar a ter um período letivo mais produtivo e menos estressante.


1: Pode parecer óbvio, mas o mais importante é: planeje seus estudos previamente. Assim que os professores disponibilizarem o plano da disciplina, já procure montar seu calendário, para saber quando poderá estudar para cada atividade avaliativa. Aproveite ao máximo o início de período, porque como todos (ao menos os não-calouros) sabemos, o fim de período é puxado, e é comum a sensação desesperadora de que não há tempo suficiente de estudar para tudo. Esse sentimento dificilmente marcará presente caso você tenha se organizado desde o princípio.


2: Faça um planejamento que seja visual, isso será de grande valia para colocar em prática a dica 1. Nesse sentido, alguns materiais disponíveis na internet podem ajudar muito. Um calendário mensal pode ser muito útil, porque fornece uma visão geral, além de fornecer a opção de ser editado virtualmente, ou impresso e preenchido. Uma dica é que a atividade em si (ex: entrega do trabalho X) seja escrita de cor diferente das tarefas (ex: realizar leituras para o trabalho X). Já para quem procura uma opção mais completa, baixar um planner pode ser uma ótima alternativa: ele funciona como uma agenda, porém mais personalizado, e pode envolver os mais diversos âmbitos da sua vida (não apenas os estudos). Para pessoas naturalmente mais organizadas (ou artísticas), há também o bullet journal, um método mais livre de organização, feito à mão e totalmente configurado pelo autor. Ao final do texto, estarão os links de alguns blogs/sites que disponibilizaram calendários e planners gratuitos para download, além de um vídeo explicando como começar um bullet.


3: Uma dica que pode ajudar a longo prazo: sempre que estiver estudando, mantenha uma tabela sobre a forma como o estudo para aquele conteúdo específico foi feito. Isso será de grande valia quando, em um momento futuro, você precisar revisar aquela matéria (prova final cumulativa, estudar para estágio, OAB, mestrando, concursos, etc). Queria muito ter tido essa ideia no começo do curso, porque foram inúmeras as vezes que precisava retomar algum conteúdo e não conseguia lembrar se tinha feito resumo, não encontrava o texto grifado, não sabia se tinha lido xerocado ou pelo computador. Abaixo, coloquei uma imagem para exemplificar.


LINKS ÚTEIS:


Planners para download:


https://cdn.shopify.com/s/files/1/1315/5929/files/calendario_2018.pdf?5652140196643750037


http://www.blogdaianebarbosa.com.br/2017/12/planner-2018-arquivos-para-baixar-gratis.html


https://www.euorganizado.com/blog/planner-organizado-gratuito-2018


http://naomemandeflores.com/planner-2018-mensal-semanal-diario-e-mais/


http://www.enfim-resolvido.com/2017/11/download-do-planner-2018-versao-preto-e-branco-clean-minimalista.html


https://ohmycloset.com.br/planner-mensal-2018-design-minimalista-freebie/


Calendário mensal editável para download:


https://www.wikidates.org/br/calendario-2018.html (os calendários mensais estão ao final da página, e a diferença em relação àqueles contidos nos planners, é que esses podem ser editados no Word).


Vídeo sobre bullet journal:


https://www.youtube.com/watch?v=ysK64ousMPs

© 2018. Site desenvolvido por membros do Laboratório de Bioética e Direito (LABB).

  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Instagram - Black Circle