[Coluna] Como foi participar do Congresso Brasileiro de Direito Civil: Parte 2 -Por Maria C Versiani


Inaugurado em 1915, o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná é imponente e inspirador por si só. De tirar o fôlego, diriam alguns, o edifício de contornos neoclássicos é a casa da Faculdade de Direito da instituição. Por dentro, a estrutura antiga é contemplada com obras novas que permitem a sua completa utilização; algumas salas levam o nome de nobres juristas e carregam a história daqueles que por lá passaram. Por esses e outros encantos, a viagem a Curitiba para o V Congresso do Instituto Brasileiro de Direito Civil - IBDCivil, tornou-se pretexto para conhecer melhor a instituição e assistir ali algumas aulas.


A preparação requereu alguns passos, sabíamos que teríamos a noite de quarta-feira livre e que o nosso foco eram as disciplinas de Direito Civil. Assim sendo, ainda em Lavras, entramos em contato com a instituição para descobrir as aulas que seriam ministradas e os seus horários, escolhemos as que gostaríamos de assistir e o Prof. Dr. Gustavo Pereira Leite Ribeiro, nosso orientador, contatou os professores escolhidos para lhes pedir autorização. Fomos liberados e, estando tudo pronto, partimos para a universidade.


Optamos por chegar mais cedo e conhecer a biblioteca de Direito que a Faculdade ostenta, passamos algumas horas entre livros e teses de mestrado e doutorado procurando materiais para as nossas pesquisas. A primeira vista, a coleção de livros é muito clássica e muitos exemplares possuem dedicatórias para a Universidade. O acervo também conta com periódicos atualizados e um sistema de consultas muito parecido com o da nossa Universidade de origem.


Por fim, dirigimo-nos às aulas marcadas. Os dois primeiros horários foram ministrados pelo Prof. Pós Dr. Eroulths Cortiano Júnior, que tratou dos negócios jurídicos e nos recebeu com muito carinho. Na oportunidade, nos apresentamos aos seus alunos e conversamos sobre as diferenças entre as instituições. Além de tudo, abrimos portas para futuros intercâmbios de ideias e materiais com os discentes.


O terceiro horário, e nosso último do dia, foi ministrado pelo Prof. Pós Dr. Paulo Roberto Ribeiro Nalin, que lecionou sobre contratos de doação e também nos recebeu com muita cordialidade. Ao final da aula, tivemos a oportunidade de trocar ideias com o Professor sobre a Universidade e sobre os rumos de nossa graduação.


Despedimo-nos da Universidade Federal do Paraná inspirados pela sua magnitude e pelas possibilidades de intercâmbio com os alunos e professores da instituição, a quem dirigimos os nossos fraternos agradecimentos.

© 2018. Site desenvolvido por membros do Laboratório de Bioética e Direito (LABB).

  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Instagram - Black Circle