© 2018. Site desenvolvido por membros do Laboratório de Bioética e Direito (LABB).

  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

MINICURSO “INTRODUÇÃO AO DIREITO MÉDICO”

20 de julho de 2017

O evento contou com a participação das professoras Luciana Berlini (Departamento de Direito) e Kátia Poles (Departamento de Ciências da Saúde). Atendendo ao formato de minicurso, a professora Luciana apresentou conceitos introdutórios, fundamentos, institutos jurídicos e jurisprudência daquilo que se conforma como Direito Médico no Brasil. Logo em seguida, a professora Kátia enriqueceu a exposição, trazendo casos concretos de sua vivência enquanto profissional da saúde, tanto como médica quanto membra de comitês de bioética.

CRIMINALÍSTICA E MEDICINA LEGAL

8 de junho de 2017

No evento, Tales Vieira, perito da Polícia Civil, discorreu acerca dos métodos utilizados em sua profissão e sua relação com a medicina legal. A palestra contou com apresentação introdutória, demonstrando, brevemente, como funcionam as perícias em locais de crimes. Ao final, foi realizada breve exposição de algumas das ferramentas que utiliza em serviço, possibilitando uma melhor visão prática do assunto.

II CINEMA, BIOÉTICA E DIREITO “TRANSAMÉRICA”

13 de junho de 2016

Em junho de 2016, após o sucesso da primeira edição, o Cinema, Bioética e Direito exibiu a sessão do filme “Transamérica”, seguido de debate aberto acerca da cirurgia de redesignação sexual e toda a temática que a envolve: transfobia, identidade de gênero e diversidade. O evento contou com a participação especial da professora Laís Lopes e do professor Fellipe David, que enriqueceram o público com suas exposições e respostas.

I CINEMA, BIOÉTICA E DIREITO “UMA PROVA DE AMOR”

25 de fevereiro de 2016

A sessão inaugural do Cinema, Bioética e Direito ocorreu em fevereiro de 2016 e exibiu o filme “Uma Prova de Amor”. O tema abordado pelo longa foi os limites da intervenção do poder parental sobre a autonomia dos filhos, enquanto seus tutelados. As professoras Luciana Berlini e Thaís Sêco ficaram responsáveis por conduzir a discussão e debateram amplamente com o público sobre o assunto e seus correlatos.

Ministrado pela professora Gabriela Navarro, de Direito Ambiental, o minicurso pretendeu levantar as possibilidades da natureza caracterizada enquanto sujeito de direitos. Durante os dias do evento, abordou temas como personalidade, condição humana, economia verde, bem-estarismo animal e constitucionalismo latino-americano, delimitando e criticando a jurisprudência internacional e nacional a respeito de direitos dos animais.

MINICURSO “A NATUREZA ENQUANTO SUJEITO DE DIREITOS”

19 a 21 de maio de 2015

MINICURSO “INTRODUÇÃO À RESPONSABILIDADE CIVIL”

19 a 21 de maio de 2015

O minicurso, ofertado em dois dias e apresentado pela professora Luciana Berlini, de Direito Civil, apresentou os principais tópicos de responsabilidade civil: conceito de ato ilícito, responsabilidade subjetiva e objetiva, o conceito de culpa, culpa normativa, dano, dano material, dano moral, cláusula geral de responsabilidade objetiva por atividades de risco, nexo de causalidade e responsabilidade civil extracontratual.

O evento contou com as exposições da professora Juraciara Vieira Cardoso intitulada ‘‘Bioética: uma tentativa de conceituação’’, do professor Luciano José Pereira e da professora Joziana Muniz de Paiva Barcante, em conjunto, intitulada ‘‘Ética e pesquisa com seres humanos’’ e do professor Sérgio Alves Bambirra, intitulada ‘‘Bioética e experimentação animal: considerações (im)pertinentes’’.

I SIMPÓSIO DE BIOÉTICA

12 de dezembro de 2013